Eleições Municipais 2020: tudo sobre a votação brasileira em meio à pandemia
13/11/2020 12:01 em Brasil

Neste próximo domingo (15) ocorre em todo o Brasil as eleições municipais, em que serão eleitos prefeitos(as), seus respectivos vices e vereadores(as). De acordo com a legislação, o segundo turno só pode ser realizado nas cidades com mais de 200 mil eleitores, onde caso seja necessário, ocorrerá uma segunda votação no dia 29 de novembro. O processo eleitoral continua sendo presencial, mas a pandemia do novo coronavírus fez com que as votações se tornassem ainda mais tecnológicas e com algumas recomendações para evitar aglomeração ou contágio de Covid-19.

Você está por dentro de todas as novidades? A todateen preparou um guia para as eleições e reforça: caso tenha mais dúvidas, não dê ouvidos para fake news, acesso o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE): tse.jus.br ou converse pelo WhatsApp com a conta comercial do TSE pelo número: (61) 9637-1078.

Por que votar?

Leon Diniz, professor de Geografia do Centro Educacional Anísio Teixeira, conta que participar politicamente vai muito além das eleições, já que os cidadãos podem exercer importante papel nas escolas, bairros e muito mais. “Eleição só tem alguma importância quando você, efetivamente, participa dos rumos do país, não é só pela eleição, é poder participar do seu grêmio, é poder participar da associação de moradores, é poder participar do sindicato”, afirma Diniz. “É fundamental para os jovens com mais de dezesseis anos que a gente possa conversar, discutir, pensar em como funciona o sistema eleitoral”, completa.

O professor pontua que não basta exercer o direito de votar, mas o fazer com responsabilidade e reflexão para eleger candidatos e candidatas que tenham propostas que dialoguem com seus valores. “Acho fundamental participar, pensar e olhar, na hora de votar, na representatividade de quem sempre esteve distante dela, nas minorias, que na verdade não são minorias, como os negros ou as mulheres ou no caso o público LGBT. É fundamental, na verdade, você votar numa pessoa negra, numa pessoa que não teve representatividade, ou que a maioria e a minoria no parlamento são mulheres. Mas é fundamental entender qual é a ideologia dela”, finaliza Diniz.

Ainda dá tempo de tirar o título de eleitor?

Se você tem entre 16 e 17 anos, saiba que eleição ainda não é obrigatória para você, mas é possível tirar o título de eleitor. Para isso, vá até o cartório eleitoral mais próximo de sua casa, levando documento de identidade e  comprovante de residência.  Para quem é do sexo masculino e já completou 18 anos, também é preciso apresentar o certificado de alistamento militar.

O atendimento pode ser agendado no portal do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado, assim, não precisa nem pegar fila! O título de eleitor pode ficar pronto no mesmo dia do seu atendimento no cartório eleitoral.

Pesquisa de candidatos

Com o título em mãos, agora vale pesquisar seus candidatos, e para que os eleitores não ficassem refém das redes sociais com possíveis fake news, o site do TSE se preparou nestas eleições. No portal, além de conferir informações sobre seu título e local de votação, você também pode verificar informações no setor “fato ou boato”. Outra novidade é o “Divulgacand”, espaço que reúne informações de todos os candidatos, como propostas, recursos financeiros utilizados na campanha, de onde veio esse dinheiro e com o que está sendo investido.

Para checar seus candidatos, acesse: divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga. O TSE também preparou um tutorial de como funciona o site, olha só:

E-título

As novidades tecnológicas não acabaram! O e-Título é um aplicativo de celular oficial do TSE disponível para Android e iOS. O app gera a via digital do título de eleitor e oferece vários serviços relacionados a esse documento. Ele permite o acesso rápido e fácil às suas informações cadastradas na Justiça Eleitoral, como a conferência da sua situação eleitoral e seu local de votação.

O TSE garante a segurança do aplicativo e afirma que ele pode ser utilizado na hora de apresentar a documentação no local de votação, entretanto, o órgão aconselha que o app seja instalado o quanto antes nos aparelhos celulares, evitando problemas de acesso da tecnologia na hora da votação.

A votação

Com o título regularizado e candidatos escolhidos, chega o momento de votar no domingo! Antes de sair de casa, cheque seu local de votação (pode ser pelo site do TSE ou e-Título), já que, segundo informações do G1, devido à pandemia do coronavírus está ocorrendo mudanças na quantidade de pessoas para cada colégio eleitoral, medida que visa evitar aglomerações.

A votação será entre 7h e 17h, mas a recomendação é que o horário entre 7h e 10h seja preferencial para pessoas com 60 anos ou mais. Vá de máscara, evite aglomerações, mantenha um espaço de distância entre as pessoas presentes no colégio eleitoral, evite levar as mãos nos olhos, boca e nariz. A todateen também indica que você leve álcool em gel!

Para a votação, você deve trazer um documento oficial com foto: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.  As certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar. Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe e instale o e-Título.

Apesar do aplicativo ser útil na hora de se apresentar para a votação, é proibido estar com o celular ligado na urna eletrônica. Por isso, desligue o aparelho, e caso precise verificar os números dos seus candidatos, anote em um papel antes de sair de casa, ele poderá ser consultado!

E como faz para votar? É simples! No teclado da urna, digite o número dos candidatos de sua preferência na ordem dos cargos que aparecem. Para vereador, serão 5 dígitos, enquanto o cargo de prefeito possui 2 dígitos. Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “confirma”.

Nota: Todas as informações sobre as Eleições Municipais 2020 presentes nesse texto foram retiradas do site oficial do TSE.

Fonte : Gabriela Sartorato da TodaTeen

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!