Quais as diferenças entre uma web rádio online e uma rádio tradicional?

SOBRE O EVENTO

Início: 30/09/2023 17:00
Fim: 17/03/2025 22:30
Onde: Kremlin

A popularização da internet transformou a vida das pessoas tanto no modo de agir como na forma de acesso aos serviços de qualquer natureza. E com o rádio não foi diferente.

Acostumados com a rádio tradicional cuja prestação de serviço é ditada pela variação da frequência e limitada pela distância da antena transmissora, é possível que você já tenha saído do território de alcance da emissora que estava ouvindo e percebeu que o sinal foi ficando fraco até não ser mais possível acompanhar o conteúdo.

A internet trouxe um novo jeito de fazer e ouvir rádio, a qual chamamos de web rádio, e que permite ao ouvinte ter acesso às músicas e programações a um simples clique de distância. Independente de sua localização, ele só precisa da internet.

 Empreendimento menos burocrático

Para fundar uma emissora de rádio tradicional é preciso em primeiro lugar dispor de um valor significativo em dinheiro, já que precisará adquirir uma antena, ter um local adequado para instalar, um transmissor AM/FM, um sintonizador digital.

As despesas não param por aí, será preciso ainda um estudio, uma mesa de som, microfones profissionais, computador com acesso à internet e programas para baixar músicas.

Além do investimento financeiro, você precisará de tempo e paciência para organizar toda a documentação exigida por lei, além de pagar todos os impostos exigidos.

Em contrapartida, para criar uma web rádio você precisará basicamente de um provedor de streaming de áudio, um computador conectado à internet e a sua voz.

Investimentos caríssimos em equipamentos não são necessários, e não é preciso de uma licença para atuar numa rádio frequência específica. É assinar o streaming e começar a transmitir o áudio.

Vantagens de uma web rádio para o seu ouvinte

Vamos falar agora das vantagens da web rádio em comparação com emissoras de rádio tradicionais.

Escutar em qualquer lugar: Para escutar uma web rádio é necessário apenas um dispositivo com acesso a internet. Este dispositivo pode ser um computador, notebook, smartphone ou até mesmo uma Smart TV! Ao contrário das emissoras de rádio frequência, as web rádios não são limitadas pela distância geográfica.

Fácil acesso: Para ouvir a rádio tradicional é preciso obviamente ter um aparelho de rádio ou o aplicativo de rádio no celular. Neste último caso, é necessário ainda que o próprio smartphone possua um chip receptor de ondas FM, o que não é muito comum. Para web rádio basta ter acesso à internet por algum tipo de aparelho, conforme mencionado no item anterior e sua rádio preferida estará ao seu alcance. Não há necessidade de equipamentos específicos.

Pouco consumo de dados: para quem já se acostumou a acessar a rádio online a boa notícia é que o consumo de dados é bem baixo, principalmente se comparado ao streaming de vídeo. Portanto o ouvinte poderá apreciar a rádio favorita de onde estiver, através de uma conexão de dados móveis ou wifi.

Qualidade de áudio: em uma web rádio o sinal transmitido é 100% digital. Isto quer dizer que ele não estará sujeito a problemas de sintonização e limitações relacionadas a rádio frequência. O resultado é um som mais limpo, nítido, e que pode ser facilmente ajustado pelo radialista. Há como priorizar uma transmissão que exige menos da conexão do ouvinte, ou então uma transmissão com maior qualidade de áudio.

Para quem deseja criar uma web rádio

Uma das vantagens mais atrativas de uma web rádio é o baixo custo, visto que o uso de um computador e streaming já são suficientes para se obter um ótimo resultado.

Isto não quer dizer que o sistema de web rádio é algo totalmente alheio a rádio tradicional. É possível unir uma web rádio com a rádio tradicional, ocupando assim ambos os ambientes. Uma rádio tradicional já não pode mais se dar ao luxo de não estar presente na internet.

Esta ação tem um potencial enorme para aumentar a audiência de uma rádio tradicional, pois a programação que antes era restrita apenas a uma determinada região, agora será sem fronteiras. Com o aumento da audiência, há o crescimento também dos lucros.

Diferente da rádio tradicional em que as propagandas precisam ter locuções e arranjos, a web rádio abre espaço para propagandas visuais, como banners e letreiros. A previsão do tempo pode ser visualizada em qualquer momento, não é mais preciso esperar o apresentador transmitir a informação.

Algumas oportunidades podem ser mais bem aproveitadas quando estamos diante de uma web rádio, pois é possível montar programações específicas, voltadas para o público-alvo desejado.

Além de disponibilizar arquivos de programas tais como entrevistas a pessoas famosas, autoridades ou profissionais e arquivo musical específico como o famoso flash back, o ouvinte é livre para acessar quando quiser este conteúdo através do sistema de Podcast.

Conclusão

A web rádio já está consolidada na internet. O baixo custo e a possibilidade de adequação as mais diferentes necessidades fazem dela uma ferramenta imprescindível para que as rádios tradicionais se adequem aos tempos contemporâneos, além de criarem um potencial ainda inexplorado para o aumento das receitas.

Além de trazer um espírito de inovação para as emissoras tradicionais, a web rádio é encarada também como uma maneira de deixar este meio ainda mais democrático, ampliando os horizontes do que é possível fazer através da comunicação da voz. Graças a web rádio todos podem transmitir as suas mensagens facilmente, e serem escutados pelo mundo inteiro.

MAPA

Clique para habilitar o mapa
Kremlin